Thursday, July 16, 2020

Nickelodeon Brazil Premieres 'Árvore dos Araújos'

Nickelodeon Brazil (Brasil) will premiere will start to air the popular series Árvore dos Araújos from Saturday 4th July 2020 at 11:30!


The live-action fictional series follows the lives of two children from the city who travel with their parents for a family reunion at the farm of their grandparents, who have just announced that they are going to separate. Then, after embarking on what first appears to be a boring walk becomes a great adventure. The farm reveals itself to be a place full of mysteries with one big secret: the existence of a missing relative.

The characters deal with themes such as marriage, stable families, interracial relationships, adoption, stepfather and stepson relationships, divorce, single life and same-sex marriage and parenthood, among other themes.


Árvore dos Araújos_ Nova Série | Nickelodeon Brasil from Alfredo Alves on Vimeo.
Flora (Fernanda Farage) and Tuca (Daniel Delgado), the two children, join cousin Kiko (Theo Carias) and Nara (Helena Werneck), the caretaker's daughter, in order to look for clues and unravel the whereabouts of the missing relative. They end up researching the family and set up a complete family tree of the Araújos, where they discover a wide variety of family configurations.


The series has a unique approach, and seeks to get viewers interested in their own family in a very natural way. In a relaxed and fun tone, the show presents to viewers other types of family arrangements increasingly present in our lives.


Árvore dos Araújos was filmed in Piacatuba, a district of Leopoldina and in Cataguases in Minas Gerais. The series made its world premiere on Rede Minas in August 2019.


Árvore dos Araújos was directed by Alfredo Alves with Laura Barile serving as script coordinator.

From http://alfredoalvescinetv.com.br:

ÁRVORE DOS ARAÚJOS

ESTREIA DIA 04 DE JULHO, 11:30, NA NICKELODEON

Duas crianças da cidade têm que ir com os pais para uma reunião de família na fazenda dos avós que acabam de comunicar que vão se separar. O que aparentava ser um passeio chato, transforma-se numa grande aventura. A fazenda se revela um lugar cheio de mistérios e guarda um grande segredo: a existência de um parente desaparecido.

Esse é o ponto de partida para a série “Árvore dos Araújos”. Flora e Tuca, as duas crianças, se unem ao primo Kiko e a Nara, a filha do caseiro, a fim de procurar pistas e desvendar o paradeiro do parente desaparecido. Eles acabam tendo que pesquisar sobre a família e montam uma completa árvore genealógica dos Araújos, onde descobrem uma grande variedade de conformações familiares.

É assim que “Árvore dos Araújos”, uma série de ficção para o público infantil, com 26 episódios de 13 minutos cada, aborda temas como primeiro e segundo casamentos, união estável, relações inter-raciais, adoção, relação padrasto e enteado, divórcio, solteirice, casamento entre pessoas do mesmo sexo e dupla maternidade, dentre outros formatos e relações familiares.

Desse modo, em uma abordagem única, a série busca trazer à tona o interesse das crianças por sua própria família de uma forma bem natural. A apresentação de outros tipos de arranjos, cada vez mais presentes em nossa realidade, diverso do formato tradicional e não muito explorados pelos responsáveis com suas crianças, ganha em “Árvore dos Araújos” um tom descontraído e divertido.

###

From laura.barile.info:

Árvore dos Araújos

coordenação de roteiros
infantil, 26×13′
direção: Alfredo Alves
criada por: Renata Kochen e Tereza Temer
produtora: Dromedário
ano: 2016 / 2017 (desenvolvimento)
exibição: 2019
araujos logo

Sinopse
Com a notícia do divórcio dos avós nas vésperas da comemoração das Bodas de Ouro, Flora e Tuca são obrigados a passar as férias no interior de Minas Gerais. Entre parentes nada convencionais e novos amigos, conhecer a fazenda acaba se tornando uma aventura, ainda mais quando Tuca e Flora descobrem um grande segredo: a existência de um parente misterioso.

Descrição
Coordenação da etapa de desenvolvimento do projeto pelas criadoras Renata Kochen e Tereza Temer.

Coordenação de equipe de roteiristas Lucas Lanza e Renata Kochen e Tereza Temer (criadoras da série) para desenvolvimento da temporada.

Desenvolvimento dos argumentos dos episódios junto à equipe e redação final de todos os roteiros.

Contemplado pelo Prodav 11/2014 do Fundo Setorial do Audiovisual, para integrar a programação das TVs públicas brasileiras.

###

From ebc.com.br:

Árvore dos Araújos

Gênero: Ficção

Quantidade de episódios: 26

Duração de cada episódio: 13 minutos

Duas crianças da cidade têm que ir com os pais para uma reunião de família na fazenda dos avós que acabam de comunicar que vão se separar. O que aparentava ser um passeio chato, transforma-se numa grande aventura. A fazenda se revela um lugar cheio de mistérios e guarda um grande segredo: A existência de um parente desaparecido.

Direção:
Alfredo Alves – Diretor Geral

Atuando há mais de 30 anos como diretor e roteirista, Alfredo tem uma vasta obra de filmes de ficção, documentários, programas de televisão, comerciais, institucionais e vídeos educativos.

Dirigiu importantes programas de televisão, com destaque para “Ação” (co-direção), apresentado por Serginho Groisman e veiculado pela TV Globo, Canal Futura e Globo Internacional, além dos documentários “Deixa Que Eu Chuto!” e “Noivas do Cordeiro”, exibidos pelo Canal GNT.

Atuou como diretor-geral do Canal Minas Saúde, rede corporativa da Secretaria de Estado da Saúde de MG, onde esteve à frente de mais de 350 programas e vídeos voltados para a capacitação de profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS.

Dirigiu as duas temporadas da série “Retratos de Fé”, totalizando 52 documentários, bem como a série “Caminhos da Democracia”, ambas exibidas recentemente pela TV Brasil.

Para a TV Escola dirigiu as séries “Informática e Educação”, “Educação Fiscal” e “Rádio Porão”, num total de 24 programas.

Outros trabalhos como programas de televisão, documentários, programas institucionais e ficções já foram veiculados em várias emissoras brasileiras como Globosat, TVE, TV Cultura, Rede Bandeirantes, Rede Manchete, SBT, CNT e também no exterior, na Itália, Holanda, Espanha e vários canais da América Latina.

Seus trabalhos receberam inúmeros prêmios em importantes festivais, como Cologne - Alemanha, Utrecht - Holanda, Guadalaraja México, Havana - Cuba, Mix Brasil, São Luís e Vídeo Escola, entre outros.

É co-autor de quatro livros, editados no Brasil e na América Latina e colaborador de diversas publicações na área de comunicação. Além disso, o conjunto de seu trabalho foi objeto de estudo em duas teses de doutorado na USP.

Ao longo de sua carreira, organizou e ministrou mais de duas dezenas de cursos em todo o país, além de ter participado, como convidado, de outras tantas conferências, palestras e encontros de comunicação no Brasil, América Latina e Europa.

Prêmios e Participações: (este espaço será atualizado durante o período de distribuição da edição)

Produção: Dromedário Cinema e Vídeo LTDA - EPP

Sinopses dos episódios:

Episódio 01 – O caso da desconhecida família Araújo

Flora e Tuca chegam à fazenda emburrados, e, enquanto investigam quem roubou suas roupas, descobrem um misterioso livro pirata. Eles conhecem Nara, que usou suas coisas para montar um espantalho contra o terrível vizinho Paulo Péricles. Vó Odete está trancada no quarto e parece que dessa vez a briga com Vô Gil não vai passar. Os tios fazem de tudo para iludirem-na para fora de lá, mas a única coisa que a faz sair é a curiosidade quando eles finalmente param de tentar. As crianças ouvem sobre uma pessoa que evaporou na Fazenda, mas Flora e Tuca acham que não terão tempo para desvendá-lo, já que estão de partida para Orlando. Com o anúncio do divórcio dos avós, descobrem que terão que passar as férias lá.

Episódio 02 – O caso do teatro caótico

Flora e Tuca querem ir embora para Orlando. Sem sucesso, têm a ideia de fazer um teatro com fantoches, relembrando Gil e Odete da primeira vez que se conheceram e se apaixonaram. Enquanto isso, Cecília e Heitor tentam juntá-los cada um a seu modo – Cecília através de exercícios zen e Heitor, de maneira racional. O teatro acaba sendo um desastre, pois Tuca se atrapalha e acaba machucando Nara, e Kiko desanda fazendo improvisações para aparecer mais. Cecília e Heitor culpam um ao outro pelo fracasso da missão, mas vó Odete faz um bolo explicando sobre quando ingredientes parecem combinar e não dão certo, e vice-versa. Cecília e Heitor percebem o quanto são felizes juntos e fazem as pazes. Tuca e Flora compreendem um pouco mais do lado da avó.

Episódio 03 – O caso dos codinomes piratas

As crianças descobrem que Otávio tem uma cicatriz no formato do machucado na mão de Marujo Barbatanas e eles se juntam para identificar os piratas do livro entre os tios. Nara sugere que eles usem um paiol abandonado como forte pirata e Kiko fica responsável por limpar o local e recebe a ajuda de Luiza e Miguel. Tuca, Nara e Flora identificam os codinomes piratas, mas ficam em dúvida se Miguel é Brutus (que é um bruto!) ou Capitão Baderna, uma vez que se veste como ele. De volta ao paiol agora transformado em um Forte Pirata, as crianças montam uma árvore genealógica da família, criam seus próprios codinomes piratas e Kiko soluciona a dúvida sobre o codinome de Miguel.

Episódio 04 – O caso do espantalho espantoso

Vó Odete toma uma grande susto ao ver a espantalha Geraldina na frente da fazenda Araújo. Nara acha que a espantalha está enfeitiçada e que para quebrar o feitiço, precisam casá-la com o espantalho Godofredo. As crianças pegam itens para casar Geraldina e, ao pedir a aliança para o pai, Nara descobre que ele e sua mãe nunca foram casados. Everaldo explica que não precisa ser casado para se amar de verdade, e crianças desistem do plano. Vô Gil prepara outras pegadinhas para Odete, mas acaba assustando somente Everaldo. Paulo Péricles aparece enrolado em um lençol e parece Geraldina, enfeitiçara, caminhando como noiva. Ele veio tirar satisfações sobre como sua espantalha foi parar na fazenda e deixa escapar que esteve lá à noite, intrigando as crianças. Gil finalmente pede desculpas e admite ser o autor das pegadinhas.

Episódio 05 – O caso do Conde Lafitte

Crianças querem descobrir quem é o autor do livro ultrassecreto, mas são obrigados por Cecília a seguirem Otávio, que descobrem não ser seu tio "de verdade". Acompanhando-o na oficina, descobrem que o radinho de pilha é assombrado por um fantasma de 300 anos. As crianças investigam e fazem perguntas para o radinho, que responde “sim” e “não”. Otávio e Gil selecionam um cavalo para a venda ao vizinho, Gil sempre vendo seus atributos físicos e Otávio os emocionais. Péricles se gaba da compra para Otávio, mas na hora de vendê-lo, Gil dispensa a carreta e decide vender suas camisas de futebol para levantar o dinheiro e não frustrar seu filho. As crianças chegam à conclusão de que o fantasma é Capitão Baderna, mas Otávio explica que eram apenas as estações de rádio se comunicando com eles. Otávio ri do mal-entendido, comenta que o autor do livro era muito mais inteligente que isso. Crianças ficam ressabiadas – tio Otávio sabe mais do que parece.

Episódio 06 – O caso da disputa de território

Vó Odete expulsa Vô Gil do quarto por seu ronco estrondoso. Quando ela acorda, Gil dividiu a casa toda com fita zebrada. Após uma divergência sobre a punição para Kiko por ter sujado o Forte, as crianças criam provas para eleger o capitão-mor. Em resposta a Gil, Odete redivide a casa. A disputa entre as crianças fica acirrada. Flora e Tuca são os finalistas, mas acabam se desentendo. Eles buscam uma solução com os avós, mas percebem que Gil e Odete estão se comportando como crianças, disputando espaço e autoridade. De volta ao Forte, Tuca revela a escala de tarefa pirata, determinando que cada um é capitão por um dia. Menos Kiko, que ainda é um marujo. Gil e Odete percebem o ridículo da situação e removem as fitas.

Episódio 07 – O caso da história de terror

Flora vê um filme de terror e começa a achar que tia Ana pode ser uma vilã. Nanda acha que Ana a está rejeitando e faz um quadro para provar seu amor, mas acaba estourando um tubo de tinta vermelha e faz um borrão em sua roupa. As crianças a vêem com a camisa vermelha e Nanda diz que Ana roubou seu coração, aterrorizando-as. Flora é pega por Ana, que pede sua ajuda para separar facas e limpar um líquido vermelho delas. Ela consegue fugir e encontrar os amigos; apesar do medo, insiste pelo código de conduta pirata em salvar Nanda. Ao chegarem lá, descobrem que Ana estava preparando um piquenique para pedir Nanda em casamento. Nanda aceita o pedido de casamento e entrega o quadro para a amada.

Episódio 08 – O caso da gororoba horrenda

Analisando um enigma, Tuca e Flora descobrem a receita da Horrenda Vitamina para se transformar em um Pirata. Miguel convida Kiko para um dia juntos. Tuca e Flora buscam na cozinha de Vó Odete e aceitam cozinhar um bolo com avó apenas para pegarem os ingredientes necessários para a vitamina pirata. Kiko não se interessa pela programação do dia especial com Miguel até que o padrasto o convida para um passeio em sua Ferrari – na verdade, um carrinho de pedal. Decepcionado de início, Kiko acaba se divertindo ao lado de Miguel e descobre que o padrasto é muito legal. De volta ao forte, Tuca, Flora e Kiko percebem que a receita da vitamina era apenas uma parte do enigma: uma charada na página 7,5 no livro pirata.

Episódio 09 – O caso da dama da noite

Tuca sente estranhos sintomas quando está perto de Nara e tenta descobrir o que são, enquanto as crianças desvendam uma charada do Livro Ultrassecreto. Catarina conversa por Skype com seu filho Pardal, que vive na Austrália e anuncia que vai se casar e quer o vestido de Vó Odete para a noiva. Emburrada porque não quer que o filho se case, Catarina acaba derrubando doce no vestido. Mas ele acha perfeito, pode cortá-lo mais curto para o casamento na praia. Pardal descreve como se sente com a noiva e ao ouvi-lo, Tuca descobre que está apaixonado. Com a resposta para os sintomas e a charada, as crianças encontram uma caixa de brinquedos enterrada por Capitão Baderna. Catarina aprova o casamento e prepara sua ida à Austrália. Tuca toma coragem para se declarar, mas Nara anuncia que vai ser solteira como Catarina.

Episódio 10 – O caso das letrinhas embaralhadas

As crianças formam frases com as letras de madeira encontradas na caixa de brinquedos e saem pela fazenda em busca de novas pistas. Nara, conhecedora dos lugares e hábil nas molecagens, chama a atenção de Kiko e Tuca e desperta a inveja de Flora, que explode com ela. Péricles e Otávio competem como crianças qual cavalo tem mais qualidades. O Jardineiro comenta que a cria dos dois daria o cavalo perfeito. Otávio volta para o estábulo feliz, os dois combinam de criar o melhor cavalo da região. Ao encontrar tio Otávio e ver como ele combinou de se unir a Péricles, Flora e Nara fazem as pazes e descobrem que Péricles também brincava de pirata quando menino. Para a surpresa de todos, a bolinha desmontável na qual Tuca mexia se quebra, revelando uma foto de Capitão Baderna.

Episódio 11 – O caso da pintura falsa

Crianças acham que Paulo Péricles pode ser o Capitão Baderna e bolam formas de entrar em sua casa para investigar, mas o vizinho rabugento bate a porta na cara delas. Paulo Péricles descobre que Nanda é uma artista conceituada e pede para ela fazer um retrato de sua mãe, mas Nanda nega: está com um bloqueio criativo e precisa pintar o último quadro para integrar sua exposição sobre a Família Araújo. Flora, Nara e Kiko forjam uma pintura como se fosse de Nanda e levam para Paulo Péricles como presente. O plano corre bem até que Tuca coloca tudo a perder com uma de suas geringonças e Paulo Péricles expulsa as crianças aos gritos. No forte, Tuca descobre que perdeu a foto de Baderna. A turma se une e recupera a foto com Tia Nanda, que a usou como inspiração para seu último quadro. Ela assegura às crianças: Capitão Baderna é um Araújo!

Episódio 12 – O caso da língua roxa

Crianças interrogam os parentes, mas todos se negam a dar informações sobre T., enquanto Kiko conduz uma investigação paralela sobre quem comeu seu picolé de uva. Nara fica cabisbaixa ao ver Tuca e Flora rindo das fotos de sua mãe pequena. Ela busca Everaldo para saber mais sobre a mãe, mas ele desconversa, consertando a calha. Com a insistência da menina, ele a leva até a árvore onde fazia piqueniques com sua mãe. Nara diz que ela está nas folhas e no vento; Everaldo se comove e tira da carteira uma foto de Nara com a mãe. Nara volta contando que Everaldo não falava sobre sua mãe porque era doloroso e eles acham que T. morreu. Ciça e Ana terminam de costurar fantasias e chamam todos para refazer uma foto de família. Ao colocá-la no álbum de volta, cai um cartão postal com a assinatura T. e a data 2018 – o capitão Baderna está vivo!

Episódio 13 – O caso do doce beijinho

As crianças tentam desvendar o poema assinado por T. e acham que precisam fazer Vô Gil e Vó Odete darem um beijo para o parente misterioso voltar. Flora conta com a ajuda de Tia Ana para fazer um jantar romântico que irá adoçar a vida dos avós, enquanto Tuca e Nara tentam convencer os avós, que se mostram irredutíveis. Kiko ajuda Miguel a preparar a comemoração de seu primeiro aniversário de casamento com Luiza, reproduzindo o que já fez para outras esposas. Com o jantar pronto, Kiko e Flora arrumam a mesa para o jantar romântico, mas são desencorajados por Tuca e Nara. Flora se irrita e vai atrás dos avós em busca de respostas. Luiza surpreende Miguel ao dizer que não gosta de coisas melosas. Sem ter o que oferecer, Miguel finge que o jantar romântico preparado pelas crianças é de sua autoria. Flora confronta os avós com o postal, que Vô Gil queima na chama de uma vela.

Episódio 14 – O caso da festa de arromba

Péricles faz uma festa de arromba e, com o barulho, as vacas Araújo param de dar leite. Otávio tenta de tudo para acalmá-las. As crianças aproveitam que a família está fora para entrar no depósito do avô, mas ao tentarem pegar a chave do tio, percebem sua frustração. Eles abortam o plano para ajudar Otávio. Ele conta de sua infância na fazenda Araújo e Flora tem uma ideia brilhante para diminuir o som da festa. Kiko e Nara fazem vó Odete pedir para Paulo Péricles abaixar o som e ele não tem escolha. Em troca, Otávio lhes dá a chave. Flora coordena as buscas pelo depósito e eles fazem uma nova descoberta: um globo terrestre com marcas em diferentes países e o símbolo da bússola. Antes de saírem de lá, ouvem vô Gil falando que criou seis filhos com vó Odete e concluem que T. é um tio!

Episódio 15 – O caso dos tios aventureiros

Com o globo terrestre em mãos, as crianças imaginam o tio em várias partes do mundo: o problema é que cada uma o imagina parecido consigo mesmo. Divergindo sobre a versão "real", as crianças escrevem diferentes histórias sobre T. Catarina se veste de cowgirl para acompanhar um veterinário bonitão pela fazenda, mas não suporta assistir ao parto de um bezerro, anunciando que é da cidade. Acontece que o veterinário adora garotas da cidade e a chama para sair. Catarina conta para as crianças que pode aprender um pouquinho com o veterinário, sem mudar sua personalidade. Depois de muita discussão, as crianças percebem que as características podem se combinar para criar um pirata mais legal, assim como o tio, as pessoas não são de um jeito só!

Episódio 16 – O caso do acampamento desastroso

Vô Gil planejou um acampamento para a turminha e Heitor tenta participar com gadgets tecnológicos. Antes de partir, as crianças descobrem que é o avô quem tem feito as marcações referentes às andanças de T. no globo terrestre e que ele tem uma bússola idêntica ao símbolo estampado no livro pirata. Kiko atrapalha todas as tentativas de pegar a bússola e Heitor se desentende com Gil. Vô Gil conta histórias de terror quando um milho explode em pipocas, fazendo-o jogar a bússola pelos ares. Kiko pula heroicamente em uma poça de lama e a salva. Heitor surta porque tudo deu errado e começa a cantar e dançar freneticamente. Gil ri, afinal, era aquele o genro que ele queria, alguém divertido e em contato com a natureza.

Episódio 17 – O caso do capitão que não era capitão

Kiko precisa pegar a bandeira de um inimigo para virar capitão. Ao buscar uma fronha de Paulo Péricles, descobre que ele está roubando na competição anual de mesa de café artesanal, comprando os quitutes. Mas ele é pego por Péricles, que rouba seu ioiô em troca de não desclassificar os Araújos por espionagem. Vó Odete tenta conquistar os filhos para ajudarem-na na competição, mas todos inventam desculpas. A única que quer ajudar é Luiza, que acredita que vó Odete está passando por um momento difícil no divórcio e tagarela sobre sua própria separação. Vô Gil conserta o fogão, mas queima as tortas que vó Odete preparava deixando as crianças e adultos sem escolha: precisam ajudar a avó na competição. Elas transformam a cozinha em uma grande farra. Luiza percebe que Odete não tem nada de tristeza por causa do divórcio. Apesar do esforço da família, o prêmio vai para Péricles, que esfrega o resultado na cara das crianças e é declarado oficialmente arqui-inimigo. Revelando que pegou a fronha dele, Kiko é nomeado capitão.

Episódio 18 – O caso da caixa de ferramentas

As crianças fogem de Cecília, que tem um dia místico especialmente programado para elas. Vô Gil usa sua caixa de ferramentas para consertar fiações e aparelhos elétricos, mas acaba estragando as coisas. Durante a fuga, Tuca quebra um relógio decorativo de vô Gil. No forte, Tuca conclui que só conseguirá consertar o relógio usando as ferramentas do avô, mas Nara conta da maldição envolvendo pessoas que encostam na tal caixa de ferramentas sem permissão. Cecília surpreende as crianças e as obriga a fazer uma sessão de meditação, que é interrompida pelas marteladas incessantes e desajeitadas de vô Gil. Pai e filha discutem feio e Tuca decide ajudar o avô a consertar o aparelho de som de Cecília. Tuca impressiona vô Gil ao usar as ferramentas com destreza e lhe entrega o relógio decorativo, agora em funcionamento. Tuca e Gil se juntam ao resto e toda a turma entra numa dança maluca improvisada por Cecília.

Episódio 19 – O caso dos excêntricos Araújos

Flora procura "Teodoro Araújo" na internet e diante dos milhares de resultados, resolve fazer um documentário para tentar chamar a atenção dele. Péricles dá entrevista para rede de TV local sobre vencer a competição de café colonial. Odete acompanha as gravações e conta histórias engraçadas de Péricles pequeno, que todos adoram – menos o próprio Péricles Crianças filmam os familiares como um documentário do Animal Planet, mas ao final acham que Teodoro não vai voltar por uma família esquisita assim. Quando veem Péricles desdenhando a estranheza dos Araújos, se unem contra ele em defesa da família e dão um susto no vizinho utilizando Godofredo, o espantalho. A produtora de TV acaba focando na fazenda Araújo em sua reportagem, colocando apenas alguns segundos referentes a Péricles. Ao final do episódio, Teodoro assiste à transmissão…

Episódio 20 – O caso do andarilho noturno

As crianças escutam barulhos estranhos à noite pela Fazenda Araújo. No dia seguinte, relembram em retrospectiva os acontecimentos para desvendá-los. O jardineiro colhe uma planta escondido, Ana fala com a parede e come legumes que arranca da horta, Odete faz mil bolos durante a madrugada. Após cada criança contar a sua versão e chegarem à conclusão de que o jardineiro está envenenando a família com uma poção enlouquecedora, Flora percebe que a grande resposta da questão: Ana está grávida. O jardineiro estava apenas ajudando-a a dormir melhor com chá, ela falava sozinha porque é sonâmbula e come vegetais dormindo porque está com um desejo estranho – um desejo de grávida! No entanto, Ana perambular pela fazenda sozinha atrás de comidas não explica todos os barulhos da fazenda. Alguém além da tia está andando por lá.

Episódio 21 – O caso da equação invisível

Tuca visita Nara doente. Eles releem os perfis piratas do livro e o vapor do chá dela revela uma equação no livro. Tuca a resolve, mas a coordenada não dá em lugar nenhum. Flora acha que Tuca a resolveu errado – e Nara toma o lado de Flora. Heitor e Cecília combinam de passar o dia juntos, mas Cecília e seus irmãos querem jogar cartas segundo as "regras Araújo", e Heitor insiste que joguem segundo as regras, tornando o jogo um tédio. Heitor conta a Tuca como foi difícil ficar com Cecília por ser negro e das sutilezas do amor. Aconselhado por Heitor, Tuca percebe que Flora, ruim de matemática como Teodoro, pode resolver a equação. Heitor volta às regras Araújo, e o jogo volta a ser divertido. Tuca se desculpa com Nara e junto com Flora encontram uma árvore onde está entalhado "T&G".

Episódio 22 – O caso da gravação misteriosa

Tuca, Nara e Kiko atendem a um grito de Flora – alguém invadiu o forte, apagou o nome “Teodoro” da árvore e roubou o livro pirata. As crianças discutem. Kiko tenta pensar em alternativas para salvar a turma quando Vó Odete surge querendo dedetizar a casa toda por conta de uma barata. Sem revelar seu plano, Kiko conta com a ajuda de cada membro da turma para invadir o depósito de vô Gil. Sempre que Otávio aparece com Gil, os irmãos disfarçam o que estão fazendo, encucando o irmão, que tem certeza que está sendo excluído. Eles conversam sobre cancelar a festa surpresa de bodas dos pais. Quando desfaz o mal-entendido, Otávio dá o voto de minerva por manterem a festa. Kiko encontra um gravador antigo no depósito. Ele reúne a turma no forte e mostra a gravação de Teodoro de que existe um tesouro Araújo e as crianças retomam a investigação! Vô Gil ri de Odete porque a barata era de plástico. É a gota d'água: ela anuncia que vai sair de casa.

Episódio 23 – O caso da terapia de casal

Odete dorme no covil, inibindo a investigação das crianças, que resolvem tentar fazê-la se reapaixonar por Gil para voltar para casa. Nara e Kiko e Flora e Tuca se revezam fazendo "terapias de casal" com a avó. Ciça, Ana e Catarina chantageiam o pai: se os dois não se reconciliarem, elas vão fazer tatuagens, o maior medo deles na sua adolescência. Mas Gil não só não liga como ainda faz piada com as tatuagens falsas que Nanda faz para enganá-los. Ele dá uma lição de moral nas filhas que já são grandes e podem decidir por si só, assim como ele. Flora também percebe que juntar os avós era um plano para a própria felicidade deles, mas Odete, sensibilizada pelos argumentos das crianças, volta a dormir com Gil. Kiko "encena" as aventuras de Baderna e Perigo com uma espada de papelão e pisa na caixa de brinquedos, revelando seu fundo falso com cartas cifradas. Ao fundo da gravação, Vó Odete chama Teodoro e Péricles para jantar e as crianças descobrem que Péricles é o Capitão Perigo.

Episódio 24 – O caso do dois tesouros

As crianças decodificam cartas criptografadas e descobrem que Paulo Péricles foi traído por Teodoro. Tuca tem certeza de que Teo não roubou o tesouro. Eles entram na casa de Paulo Péricles em busca de provas para inocentar o tio. No processo, Kiko resgata seu ioiô, Nara encontra um mapa e Tuca acha o resto da foto rasgada de Teo com o nome "Gabriela" escrito no verso. Luiza e Heitor planejam um bailinho para aproximar Gil e Odete antes da bodas de casamento. Quando Heitor se mostra um desastre tocando a viola, Miguel toma seu lugar. Todos dançam, inclusive Gil e Odete. Mas ele pisa no pé dela e os dois discutem, dizendo que agora têm ritmos diferentes. Kiko vê a viola onde encontraram o livro pirata. Os tios comentam terem encontrado a viola com cordas e afinada - Teodoro esteve por ali! No forte pirata, Tuca decodifica outras cartas e Flora descobre que o tesouro que Teodoro levou era o amor de Gabriela.

Episódio 25 – O caso do segredo Araújo - Parte I

Juntas no Forte, as crianças separam os materiais para sua expedição e cobrem o mural com um lençol. Otávio vê Péricles agindo de forma suspeita na cachoeira e guardando algo na bolsa de seu cavalo. De volta à fazenda, Péricles incentiva o divórcio de Odete e Gil, oferecendo-lhes uma fortuna para comprar sua parte da fazenda. Indignado, Otávio o tenta incriminá-lo na frente de vó Odete, mas só encontra comida na bolsa do cavalo. As crianças seguem o mapa até a cachoeira e encontram a entrada da gruta com o detector de metais de Tuca. Ao adentrarem, Kiko e Nara são surpreendidos por Péricles, que pisa no gravador tentando destruí-lo mas acaba gravando sua confissão. Ele leva Kiko e Nara e prende Tuca e Flora, que estavam mais ao fundo da caverna e não foram vistos. Enquanto Tuca conserta o gravador, Flora procura formas de tirá-los de lá. Otávio e os irmãos discutem a venda da fazenda, mas são interrompidos por Odete e Gil: não vão vender coisa nenhuma, mas o divórcio é definitivo. Nessa hora, o caminhão com o buffet da festa de bodas estaciona na frente da fazenda. Flora faz barulho com o chaveiro musical e o Jardineiro, que investigava pela região, os resgata com um sonoro "Carambolas!" – é tio Téo!

Episódio 26 – O caso do segredo Araújo - Parte II

O caminhão descarrega o buffet de bodas, provocando o caos entre os filhos, que tentam reverter a situação. Flora e Tuca encontram Teodoro, que esclarece ser um agente especial que está investigando o criminoso que está explorando pedras preciosas da gruta em autorização. Além disso, descobrem que Teodoro casou-se com Gabriela, também agente secreta, e que eles têm dois filhos. Enquanto isso, Nara e Kiko conseguem se soltar, derrubando Péricles com o ioiô e recuperando seu caderno de contabilidade. Os tios fazem de tudo para cancelar os preparativos da festa, que é montada mesmo assim por garçons que agem de forma estranha. Gil e Odete se divertem com o desespero dos filhos e acabam fazendo as pazes. Tuca e Flora ouvem os gritos de "Picles" de Nara, e Teodoro chama reforços, fazendo com que os garçons da festa – na verdade agentes secretos – corram na mesma direção. A confissão no gravador de Tuca e o caderno pego por Nara são as provas do crime de Péricles e ele é preso, mas não sem antes culpar Teodoro de ter roubado Gabriela dele. Teodoro pede desculpas, embora não seja possível "roubar" uma pessoa de outro alguém. A família revela para as crianças que sabiam que Teodoro era agente secreto, mas tinham que manter segredo para protegê-los. Vô Gil e Vó Odete cortam o bolo, brindando o divórcio. Quando todos se distraem, Teodoro desaparece mais uma vez.

As informações da sinopse e currículo são de responsabilidade do diretor.

###

Árvore dos Araújos: O Livro Misterioso (Promo 2) | Nickelodeon Brasil


Árvore dos Araújos: O Livro Misterioso (Promo 2)

From https://www.marcelolopes.jor.br:

Festival Ver e Fazer Filmes: Forum discute papel do audiovisual no ambiente escolar

Profissionais da Educação e equipe do Festival trocaram experiências sobre o tema.


O Festival Ver e Fazer Filmes proporcionou no final da tarde de quinta-feira, 21 de novembro, em seu terceiro dia, um encontro entre educadores e realizadores do evento para um debate sobre o papel da arte, em especial das produções audiovisuais, nas atividades em sala de aula. Denominado Forum Escola Criativa, o evento reuniu Isa Rodrigues, da Fábrica do Futuro, e o professor Luiz Fernando Leitão, do Instituto Cidade de Cataguases, com professores, diretores escolares e supervisores pedagógicos das escolas de Cataguases num bate-papo sobre as experiências que foram vivenciadas por crianças e jovens que formaram o público do festival durante as exibições da semana, e como elas se refletiram no ambiente escolar.

Também marcaram presença o gestor executivo da Fábrica do Futuro, César Piva, e a Diretora Regional de Ensino em Leopoldina, Ana Paula de Moura Ferreira Dias. Em meio a vários debates, chamaram a atenção os testemunhos dos educadores, que confirmaram a relevância da semana de imersão no cinema pelos estudantes e que fizeram eco em sala de aula, promovendo reflexões, debates e mudanças de comportamento. “Os alunos mais retraídos se tornaram mais participativos nas aulas. Sem dúvida essa experiência impactou positivamente na vida destas crianças”, afirmou uma professora da Escola Municipal Maria José Peloso, que ainda destacou os temas abordados nos curtas-metragens exibidos. “A seleção de filmes foi maravilhosa, porque eles abordaram situações do dia-a-dia das crianças, mostrando o que estamos vivendo, e isso aproximou ainda mais os alunos das obras apresentadas”,elogiou.

Para a diretora da Escola Municipal Carmelita Guimarães a felicidade das crianças e jovens em terem participado do festival foi uma das coisas que mais impactou o ambiente em sua escola. Também foi ressaltada a importância de se discutir o audiovisual com o público jovem, a integração das novas tecnologias com as instituições de ensino da região. Neste sentido, o professor Luiz Fernando Leitão destacou que o cinema promove reflexões em sala de aula e atingiu um dos objetivos da educação que é o desenvolvimento de competências e habilidades.

Série para a TV
O encerramento deste evento aconteceu após às 19 horas quando o público foi convidado a assistir três episódios da série “Árvore dos Araújos”, rodado em Piacatuba e Cataguases através do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com atores e profissionais técnicos também da região. A série aborda temas sérios vividos diariamente por inúmeras famílias brasileiras como separação, orfandade, união interracial, entre outros temas, e foi dirigida por Alfredo Alves.

Presente ao evento, o produtor da série de vinte e três episódios de treze minutos cada, Breno Nogueira, que também produziu o filme “A Queda”, ainda inédito, por intermédio do Polo Audiovisual, conversou com a plateia sobre o papel do cinema na educação dos jovens, citando esta obra como exemplo, uma vez que ela é dirigida para o público infantil. No elenco um quarteto de crianças, sendo três cataguasenses: Fernanda Farage, Theo Carias e Helena Werneck são os protagonistas da trama e esbanjam talento.

Veja o vídeo com uma entrevista feita com o trio após a exibição dos três episódios da série. Clique aqui para assistir.

Breno Nogueira, César Piva e os atores, Fernanda Farage, Helena Werneck e Theo Carias.

###

From https://www.marcelolopes.jor.br:

Série infantil filmada em Piacatuba mostra as relações familiares

“Árvore dos Araújos” é mais uma produção do Polo Audiovisual da Zona da Mata e atores da região.

Série infantil filmada em Piacatuba mostra as relações familiares
“Árvore dos Araújos” é mais uma produção do Polo Audiovisual da Zona da Mata e atores da região.
30 de julho de 2019 - 16:00 -
Atualizado em 31/07/2019 às 10:24

Série infantil filmada em Piacatuba mostra as relações familiares
Duas crianças da cidade têm que ir com os pais para uma reunião de família na fazenda dos avós que acabam de comunicar que vão se separar. O que aparentava ser um passeio chato, transforma-se numa grande aventura. A fazenda revela-se um lugar cheio de mistérios e guarda um grande segredo: a existência de um parente desaparecido.

Este é o enredo da série de ficção “Árvore dos Araújos”, voltada para o público infantil, cuja estreia na programação da Rede Minas será neste sábado, 3 de agosto, às 9h30min, com reapresentação domingo, 4, às 13h. Dirigida por Alfredo Alves, a série foi filmada em Piacatuba, distrito de Leopoldina, e em Cataguases, envolvendo 70 pessoas da região.

Em 26 episódios, os personagens lidam com temas como casamento, união estável, relações inter-raciais, adoção, divórcio, dupla maternidade, dentre outros formatos e relações familiares. Flora (interpretada pela cataguasense Fernanda Farage) e Tuca (Daniel Delgado) se unem ao primo Kiko (Theo Carias) e a Nara (Helena Werneck), a filha do caseiro, a fim de procurar pistas e desvendar o paradeiro de um parente desaparecido. Como resultado da aventura montam uma completa árvore genealógica da família Araújo e descobrem uma grande variedade de conformações familiares.

A gravação da série aconteceu por intermédio do Polo Audiovisual da Zona da Mata que ofereceu profissionais qualificados e condições de logística para as gravações. O polo é um importante centro de produção audiovisual no Brasil e vem se destacando no meio, tendo conquistado, recentemente, recursos de quase R$ 10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual que vai permitir lançar no próximo dia 02 de agosto o Edital de Coinvestimentos Regionais visando beneficiar novas produções.

Para quem não recebe o sinal da Rede Minas em sua TV pode ver pelo site da emissora ou até mesmo pelo aplicativo Rede Minas disponível para iOS e Android.

Árvore dos Araújos
Exibição: Sábados, 9h30 às 10h. (Reapresentação: domingos, às 13h)
Direção: Alfredo Alves
Produção: Frederico Pequeno e Breno Nogueira
Gênero: Ficção
Classificação: Livre

Assista ao making of da série aqui.


###

From Almanaque:

Série infantil mineira estreia neste sábado na Nick


Dirigido por Alfredo Alves, "Árvore dos Araújos" mostra diferentes configurações familiares pelo olhar das crianças

Breno Nogueira passou a infância inteira com medo de uma vizinha porque simplesmente era desquitada. “As pessoas falavam baixinho para a gente: ‘Ela é desquitada’”, lembra o produtor mineiro, repetindo a palavra em forma de sussurro. O termo saiu de moda assim que foi instituído o divórcio, mas o preconceito continua, infelizmente, bastante atual.

Para ajudar as crianças a não repetirem atitudes discriminatórias é que ele incentivou a criação da família Araújo, nova atração do canal infantil Nickelodeon. Produção totalmente mineira, realizada pela produtora Dromedário, “Árvore dos Araújos” estreia neste sábado, às 11h30, misturando questões sociais a uma trama de mistério.

Quando três garotos vão passar as férias na fazenda dos avós, eles começam a investigar, ao lado da filha do caseiro, o que aconteceu a um parente desaparecido. A partir daí mergulham na árvore genealógica da família, descobrindo desde um tio em segundo casamento até um filho de pai desconhecido, passando por um ente em relação homoafetiva.

“Estas relações vão sendo descobertas de forma orgânica, bem natural, a partir do jeito de olhar das crianças, que mostram certa curiosidade e vão entendendo”, assinala Nogueira, que foi instigado a fazer o projeto após um edital para TV pública, em 2016, que propunha tema sobre as diversas configurações familiares a partir do olhar das crianças.

"A obra contou com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata e foi filmada em Cataguases e em Piacatuba, distrito de Leopoldina"

A Dromedário ganhou a seleção e a série foi ar em abril de 2019, liberada para exibição em canais públicos e comunitários do país. “Como a Empresa Brasileira de Comunicação disponibilizava muitos produtos, a série não chamou tanta a atenção das emissoras na época. Eu precisei avisar a Rede Minas, que tinha uma série bacana e feita em Minas, para ela passar”.

Vencido o período de exclusividade, a produtora pôde apresentar a série para outros players do mercado de TV e a ViacomCBS (proprietária da Nickelodeon) ficou interessada. “Como estava quase inédita, acho que isso contribuiu para a Nick fechar contrato com a gente, não se importando com o fato de ter sido apresentada antes”, registra.

Para Nogueira, entrar no radar de uma grande empresa de comunicação mostrou que tinha em mãos uma obra relevante. “Eles viram um primeiro episódio, enviaram para a matriz, que gostou e aprovou a contratação. Nós também ficamos muito felizes porque a Nick é um canal que topa algumas bandeiras, que busca avançar um pouco neste tipo de causa”.

Veja o trailer:

###

From TELA VIVA News:

Nickelodeon estreia "Árvore dos Araújos", produção 100% nacional

Neste sábado, dia 4 de julho, às 11h30, a Nickelodeon estreia a série nacional "Árvore dos Araújos". Ao longo de 26 episódios, a história fala sobre atritos em família, um parente desaparecido e uma fazenda misteriosa.

Na trama, três crianças vão passar uns dias na fazenda dos avós e, em companhia da filha do caseiro, ficam sabendo que há um parente desaparecido. Ao investigarem quem seria essa pessoa e também seu paradeiro, acabam descobrindo que a fazenda corre perigo e que a família Araújo tem uma variedade de laços familiares que eles desconheciam. O que, a princípio, era um passeio chato no interior, acabou se tornando uma aventura e uma oportunidade para entender outros tipos de relações familiares, tais como adoção, orfandade, segundo casamento, dupla maternidade e casamento inter-racial, entre outros.

"Árvore dos Araújos" é uma produção da Dromedário Cinema e Vídeo. A criação e o roteiro são de Tereza Temer e Renata Kochen e a direção-geral é de Alfredo Alves. Os episódios inéditos vão ao ar aos sábados, às 11h30.

###

From Marcelo Lopes:

“Árvore dos Araújos”, rodada em Piacatuba, estreia no Nickelodeon

Canal infantil estreia a série às 11h30min deste sábado, 04 de julho.

A série infantil Árvore dos Araújos”, produção do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com o elenco principal – as crianças – escolhido em Cataguases, estreou em 2019 para um canal público. O filme foi quase todo rodado em uma fazenda em Piacatuba, um belíssimo distrito de Leopoldina. Agora, um grande canal de TV por assinatura, o Nickelodeon, comprou os direitos para sua exibição que começa neste sábado, às 11h30min.

Quando três garotos vão passar as férias na fazenda dos avós, eles começam a investigar, ao lado da filha do caseiro, o que aconteceu a um parente desaparecido. A partir daí mergulham na árvore genealógica da família, descobrindo desde um tio em segundo casamento até um filho de pai desconhecido, passando por um ente em relação homoafetiva.

“Estas relações vão sendo descobertas de forma orgânica, bem natural, a partir do jeito de olhar das crianças, que mostram certa curiosidade e vão entendendo”, assinala Breno Nogueira, diretor da série, que foi instigado a fazer o projeto após um edital para TV pública, em 2016, que propunha tema sobre as diversas configurações familiares a partir do olhar das crianças.

Para Nogueira, entrar no radar de uma grande empresa de comunicação mostrou que tinha em mãos uma obra relevante. “Eles viram um primeiro episódio, enviaram para a matriz, que gostou e aprovou a contratação. Nós também ficamos muito felizes porque a Nick é um canal que topa algumas bandeiras, que busca avançar um pouco neste tipo de causa”.

###

From Dica App do Dia:

Nickelodeon estreia produção 100% brasileira “Árvore dos Araújos”

Série infantil, repleta de mistérios e aventuras foi gravada em Minas Gerais e trará temas como adoção, orfandade, segundo casamento, entre outros

Árvore dos Araújos, série brasileira gravada em Minas Gerais, estreia na Nickelodeon no próximo sábado, dia 04 de julho, às 11h30.

Em 26 episódios, a história fala sobre atritos em família, um parente desaparecido e uma fazenda cheia de mistérios.

Sobre a série

Três crianças vão passar uns dias na fazenda dos avós e, em companhia da filha do caseiro, ficam sabendo que há um parente desaparecido. Ao investigarem quem seria essa pessoa e também seu paradeiro, acabam descobrindo que a fazenda corre perigo e que a família Araújo tem uma variedade de laços familiares que eles desconheciam.

O que, a princípio, era um passeio chato no interior, acabou se tornando uma grande aventura e uma oportunidade para entender outros tipos de relações familiares, tais como adoção, orfandade, segundo casamento, dupla maternidade, casamento inter-racial, dentre outros.

“Tratar de um tema como esse, a diversidade de conformações familiares, voltado para o público infantil foi um grande desafio. Optamos pelo caminho da aventura e mistério e acreditamos muito nele. Estamos torcendo para que seja um sucesso“, comenta Alfredo Alves, Diretor Geral da série.

Árvore dos Araújos é uma produção da Dromedário Cinema e Vídeo. Confira Trailer.

Ficha técnica

Criação e Roteiro -Tereza Temer e Renata Kochen
Diretor Geral – Alfredo Alves
Produtor Executivo – Breno Nogueira
Diretor de Produção – Frederico Pequeno
Diretor Geral de Fotografia – Antônio Luiz Mendes
Diretora de Arte – Ana Paula Villela

Elenco

Fernanda Farage – Flora
Tito Delgado – Tuca
Theo Carias – Kiko
Helena Werneck – Nara
Sandra Emília – Vó Odete
Leri Faria – Vô Gil
Léo Quintão – Miguel
Ana Regis – Catarina
Maria Júlia Garcia – Cecília
Ítalo Laureano – Teodoro
Tairone Vale – Otávio
Maria Mourão – Ana
Alexandre de Sena – Heitor
Glicério do Rosário – Péricles
Caru Rezende – Nanda
Epaminondas Reis – Everaldo
Kadu dos Anjos – Pardal

###

From Boletim Nerd:

Árvore dos Araújos: série nacional estreia no Nickelodeon

O canal por assinatura Nickelodeon anunciou a estreia de Árvore dos Araújos, série brasileira gravada em Minas Gerais, para este sábado (04/07), às 11h30. Em 26 episódios, a história fala sobre atritos em família, um parente desaparecido e uma fazenda cheia de mistérios.

“Tratar de um tema como esse, a diversidade de conformações familiares, voltado para o público infantil foi um grande desafio. Optamos pelo caminho da aventura e mistério e acreditamos muito nele. Estamos torcendo para que seja um sucesso”, comenta Alfredo Alves, Diretor Geral da série.

O programa seguirá com exibições regulares aos sábados no mesmo horário.

[...]

Conheça a sinopse

“Três crianças vão passar uns dias na fazenda dos avós e, em companhia da filha do caseiro, ficam sabendo que há um parente desaparecido. Ao investigarem quem seria essa pessoa e também seu paradeiro, acabam descobrindo que a fazenda corre perigo e que a família Araújo tem uma variedade de laços familiares que eles desconheciam.”

###

From Arroba Nerd:

Nickelodeon estreia Árvore dos Araújos, produção 100% nacional

Árvore dos Araújos, série brasileira gravada em Minas Gerais, estreia na Nickelodeon no próximo sábado, dia 04 de julho, às 11h30. Em 26 episódios, a história fala sobre atritos em família, um parente desaparecido e uma fazenda cheia de mistérios.

[...]

Três crianças vão passar uns dias na fazenda dos avós e, em companhia da filha do caseiro, ficam sabendo que há um parente desaparecido. Ao investigarem quem seria essa pessoa e também seu paradeiro, acabam descobrindo que a fazenda corre perigo e que a família Araújo tem uma variedade de laços familiares que eles desconheciam.

O que, a princípio, era um passeio chato no interior, acabou se tornando uma grande aventura e uma oportunidade para entender outros tipos de relações familiares, tais como adoção, orfandade, segundo casamento, dupla maternidade, casamento inter-racial, dentre outros.

“Tratar de um tema como esse, a diversidade de conformações familiares, voltado para o público infantil foi um grande desafio. Optamos pelo caminho da aventura e mistério e acreditamos muito nele. Estamos torcendo para que seja um sucesso“, comenta Alfredo Alves, Diretor Geral da série.

Árvore dos Araújos é uma produção da Dromedário Cinema e Vídeo.

Estão no elenco Fernanda Farage (Flora), Tito Delgado (Tuca), Theo Carias (Kiko), Helena Werneck (Nara), Sandra Emília (Vó Odete), Leri Faria (Vô Gil), Léo Quintão (Miguel), Ana Regis (Catarina), Maria Júlia Garcia (Cecília), Ítalo Laureano (Teodoro), Tairone Vale (Otávio), Maria Mourão (Ana), Alexandre de Sena (Heitor), Glicério do Rosário (Péricles), Caru Rezende (Nanda), Epaminondas Reis (Everaldo) e Kadu dos Anjos (Pardal).

Árvore dos Araújos estreia dia 04 de julho na Nickelodeon.

###

From UAI:

Série mineira infantojuvenil promete diversão e mistério

Árvore dos Araújos, ambientada em fazenda da Zona da Mata, une o mundo virtual ao rural

Como explicar às crianças sobre as diferentes configurações familiares existentes? Responder a essa pergunta é um dos objetivos da série Árvore dos Araújos, que estreia hoje (4), às 11h30, no Nickelodeon, canal por assinatura. “Vai ter muita aventura, mistério, e é uma forma bacana de contar para as crianças que existe mais de uma formação familiar. Acho que conseguimos falar disso de maneira delicada e muito respeitosa”, garante o diretor Alfredo Alves.

A produção tem como cenário uma fazenda localizada no interior de Minas Gerais. Toda a equipe técnica e os atores da série são mineiros. “Gravamos perto de Piacatuba, um distrito com uns 800 habitantes (em Leopoldina). Nossa equipe tinha 100 pessoas. Foi bem legal, porque passamos a viver lá e a comunidade passou a nos acolher com muito carinho”, detalha.

Uma das protagonistas é Fernanda Farage, de 14 anos, que interpreta Flora. Para ela, a série reforça o respeito à diversidade: “Acho que essa é a parte mais interessante. Tem a ficção, mas também aborda assuntos que estão sendo discutidos atualmente e é muito importante mostrar para a criança que isso é natural”.

Na época em que as gravações começaram, em 2017, a atriz tinha acabado de completar 11 anos. “A série aborda isso de forma muito natural e eu amadureci muito lá, porque tive contato com pessoas diferentes e consegui ver essas configurações diferentes. Eu nunca tinha visto um casal de duas mulheres antes e, a partir do momento que vi isso lá, passei a ver como algo natural, porque é algo natural. Então, percebi que bonito era isso”, conta Fernanda.

Flora, como ela descreve, é uma menina muito extrovertida, que sempre quer estar por dentro de tudo. “E como ela é vlogger, em qualquer oportunidade que encontra, ela começa a gravar vídeo com o celular”, conta Fernanda.

No cenário, as reuniões em volta da mesa repleta de café, pão de queijo e empadão, as roupas, sotaques e gírias são a influência direta do lastro mineiro no enredo. “Estar diante de uma equipe e fazer parte de um compromisso que as pessoas contavam comigo… Foi um amadurecimento muito grande”, diz Fernanda, que estreava ali como atriz.

“No início, eu estranhei bastante, mas depois a gente constrói um laço muito forte. Era uma relação de família mesmo, tomávamos até café juntos. Mesmo depois de três anos esse contato não acabou”, comemora. Ela atuou ao lado de nomes como Kadu dos Anjos, Tito Delgado, Theo Carias, Helena Werneck, Sandra Emília, Léo Quintão e Leri Faria, que faleceu em abril do ano passado.

Ela cita que Flora não estava muito feliz por ir passar as férias em uma fazenda. “No começo (da série), ela está gravando um vídeo falando que ia para Orlando pisar na grama verdinha. E a cena seguinte já corta para ela pisando em monte de lama”, conta, se divertindo.

VILÃO Para o diretor Alfredo Alves, como ocorre em muitas histórias, o vilão Péricles, interpretado por Glicério do Rosário, será um dos queridinhos do público. “Não posso adiantar muito, mas ele mora na casa vizinha a Araújo, não conhece o pai e foi criado pela mãe. Hoje em dia, já adulto, ele tem um quê de estranho. Na frente, se faz de bonzinho, mas por trás ele não gosta muito das crianças e elas percebem isso de cara”, descreve.

“A gente não gosta muito dele e eu acho que é pelo fato de ele implicar muito e em qualquer oportunidade ficar dedurando para os avós. Mas a gente também apronta muito com ele”, admite Fernanda sobre a relação entre as crianças da série e Péricles.

Ela revela que a cena que mais a marcou, e que também é a preferida, ocorreu nos últimos dias de gravação. “Reunimos todo mundo, foi a única vez que isso aconteceu. Um céu muito lindo, todo mundo em sintonia, foi muito lindo”.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta

Árvore dos Araújos
.Série em 26 episódios
.Nickelodeon
.Aos sábados, às 11h30 (estreia hoje, 4)

###

From Notícias da TV:

Série infantil mineira aborda adoção, casais homoafetivos e divórcio

Crianças estão prontas para aprender sobre temas espinhosos como orfandade, adoção, casais homoafetivos e divórcio? Os desenvolvedores da série Árvore dos Araújos acreditam que sim e criaram a produção infantil justamente para abordar, com muita leveza, esses tópicos sobre as configurações de família que fogem do tradicional "papai, mamãe e filhinhos".

"As crianças de hoje estão mais acostumadas com as diferentes conformações familiares. Mas nem todos convivem com isso, então pode causar uma estranheza em certos momentos. Essa era a demanda da série, falar sobre esse assunto com o público infantil de uma maneira bacana, para ele entender que é tão natural quanto a família 'tradicional'", explica o diretor Alfredo Alves ao Notícias da TV.

Árvore dos Araújos, no entanto, não tenta ser panfletária nem teórica ou didática demais. Os assuntos ficam nas entrelinhas, enquanto os quatro protagonistas mirins vivem grandes aventuras na fazenda dos avós --que acabam de anunciar o divórcio.

"Em um dos episódios, por exemplo, uma das tias está com uma amiga, e aí as crianças descobrem que ela não é amiga, é namorada. O Theo Carias [que vive Kiko], o mais pequenininho, não sabia ler, então foi pego de surpresa na hora de gravar. E ele reagiu de uma maneira tão curiosa, natural: 'Quer dizer que moça namora moça?'. Isso mostrou que a gente estava no caminho certo", valoriza Alves.

Lugarzinho no meio do nada

Além das novas configurações familiares, Árvore dos Araújos se destaca de outras produções infantis por mostrar um cenário pouco explorado em atrações do gênero: uma fazenda no interior de Minas Gerais, bem diferente do eixo Rio-São Paulo que domina o audiovisual. Os 26 episódios foram todos gravados em Piacatuba, distrito de Leopoldina que fica a cinco horas de carro de Belo Horizonte.

Sem a menor possibilidade de ir e voltar para a capital mineira todos os dias, equipe e elenco se hospedaram na fazenda e nas pousadas da região durante dois meses. "Foram quase 100 pessoas vivendo juntas na locação, tomando café da manhã, almoço e jantar. A brincadeira é que a família Araújo existe de verdade, e somos nós, porque criamos sim uma relação familiar nesse período", diz o diretor.

E, em uma época de pandemia e de isolamento social, a possibilidade de viajar (mesmo que pela televisão) para o universo do campo não deixa de ser uma forma de explorar novos universos. "Muitas crianças acham que o leite já é fabricado na caixinha, que o ovo não sai da galinha... Elas não têm esse convívio rural, então a gente mostra um pouco desse mundo. Não foi pensado para a pandemia, claro, mas certamente pode ajudar nesse momento tão complicado", valoriza.

Os episódios de Árvore dos Araújos são exibidos todos os sábados, às 11h30, na Nickelodeon. A produção é da Dromedário Cinema e Vídeo. [...]

###

Mais Nick: Viacom International Studios Americas to Produce 'Planeta Marcia', a New Out-Of-This World Scripted Series for Nickelodeon!

Originally published: Saturday, June 27, 2020.

Follow NickALive! on Twitter, Tumblr, Reddit, via RSS, on Instagram, and/or Facebook for the latest Nickelodeon Brazil News and Highlights!

No comments:

Post a Comment

Have your say by leaving a comment below! NickALive! welcomes friendly and respectful comments. Please familiarize with the blog's Comment Policy before commenting. All new comments are moderated and won't appear straight away.