Tuesday, December 14, 2021

Brazil's SBT to Lose Nickelodeon Programming on September 1 [Update: Nick Programming Coming Back to SBT]

The Brazilian free-to-air TV network SBT will no longer broadcast Nickelodeon programming from September 1, with ViacomCBS deciding not to renew the rights agreement between the two companies. Nickelodeon programming is scheduled on the network until August 31. It is understood that SBT are looking at ways to extend the contract, first signed seven years ago. The reason for ViacomCBS ending the agreement is currently unknown.


Update (29/10) - SBT and ViacomCBS have reached an agreement which will see Nickelodeon programming such as iCarly and Henry Danger brought back onto SBT's schedules!

Update (4/12) - SBT has lost the rights to broadcast The Thundermans after airing the show for four years.

From TV Pop:

Nickelodeon não renova contrato e abre buracos na programação do SBT

A programação do SBT sofrerá um duro golpe na virada do mês. A emissora de Silvio Santos foi notificada pela Viacom que o contrato de parceria entre as empresas, firmado há sete anos, não será mais renovado a partir do primeiro dia de setembro. Com isso, a rede deixará de ter autorização para transmitir as produções infantis da Nickelodeon, que ocupam diversos horários estratégicos. O fim do acordo provocará um o surgimento de um buraco na grade de programação de segunda a sábado: apenas em São Paulo, as produções da gigante americana preenchem um espaço de 6h35min semanais. Em outras cidades, o tempo destinado para as séries infantis chega a dobrar.

Mesmo sem alcançar os índices de audiência de outrora, quando chegavam a disputar a liderança com a Globo, os seriados da Nickelodeon ainda eram utilizados como alavanca de Ibope pelo SBT. Desde o início do ano, ciente da aproximação do final do contrato, os executivos da emissora tentaram encontrar produções substitutas no mercado, mas esbarraram nos caprichos de Silvio Santos e no avanço do streaming no Brasil. Sem conseguir contratos com as grandes produtoras, o canal passou a insistir em Lassie, As Aventuras de Rin-Tin-Tin e Os Garotinhos.

Nos últimos meses, apenas duas produções da Viacom haviam restado no catálogo da rede. Transmitidas à exaustão e com poucos episódios produzidos, The Thundermans e Henry Danger foram exibidas pelo canal nos mais diversos horários. A primeira, que encerra o Bom dia & Cia, seguirá em cartaz em São Paulo até o dia 31. A segunda teve a sua última exibição na metrópole no sábado (28), em uma maratona de quase duas horas e meia no ar.

A reportagem do TV Pop apurou que a diretoria do SBT segue tentando encontrar uma forma de reverter, ou ao menos postergar, o distrato contratual feito pela Viacom. No entanto, dificilmente haverá um recuo por parte do conglomerado multinacional. A empresa, assim como a Disney, reduzirá a exposição de seus conteúdos na TV e concentrará seus investimentos em sua plataforma de streaming, a Paramount+, que ainda não conseguiu ganhar capilaridade no país — para a companhia, tirar as séries da TV aberta é uma forma de fazer com que o público tenha que assinar o serviço para agradar os filhos, que devem estranhar a ausência dos seriados na emissora.

Enquanto isso, as afiliadas da rede de Silvio Santos já foram avisadas sobre a proibição da exibição das duas séries a partir da meia-noite de 1º de setembro, e o departamento de Programação deu uma série de alternativas para que as parceiras do canal consigam preencher os buracos na programação. Dentre elas, estão a exibição do trio mofado de Silvio Santos (Lassie, As Aventuras de Rin-Tin-Tin e Os Garotinhos), o seriado The Big Bang Theory e a transmissão de desenhos animados, que poderão ser gravados pelas praças a partir da exibição feita pelo Bom dia & Cia.

###


NICKELODEON NÃO RENOVA COM O SBT E SÉRIES DEIXAM O CANAL

A partir do dia 1° de setembro, o SBT deixará em contar em sua programação com todas as séries em live-action e animações da Nickelodeon, devido a não renovação contratual por parte da ViacomCBS, via TV Pop.

De acordo com a nota, não se sabem os motivos que levaram o grupo a não renovar o contrato, mas é bastante provável que a medida faça parte da mesma estratégia que a de outros grupos, a priorização ao seu serviço de streaming — neste caso, o Paramount+ —, detendo a exclusividade sob tais produções. O site destaca que a diretoria do SBT está tentando uma nova rodada de negociações, mas que já alerta as afiliadas da proibição na exibição de qualquer produto da Nickelodeon a partir do dia 1°.

Em São Paulo, o SBT conta com vários espaços na programação destinados ao público infanto-juvenil que exibiam produções da Nick como o Bom dia & Cia, Sábado Animado e uma maratona de 2h30 seguidas de Os Thundermans aos finais de semana.

###

From TV Pop:

SBT negocia aquisição de iCarly e novo pacote de séries da Nickelodeon

Reviravolta na relação entre o SBT e a Viacom. A emissora de Silvio Santos se prepara para anunciar nos próximos dias um novo acordo com a empresa, que prevê a compra de um pacote de séries originalmente transmitidas pela Nickelodeon. Dentre as principais atrações contempladas pelo contrato, estão diversos episódios de iCarly, exibida originalmente entre 2007 e 2012, e a renovação dos direitos de Henry Danger, seriado responsável pelos maiores índices de audiência da rede aos sábados. Nos bastidores, a chegada das produções já é dada como certa, restando apenas detalhes burocráticos para que o novo contrato seja anunciado e divulgado para a imprensa.

Oficialmente, o SBT confirma que está negociando uma nova safra de produções da Nickelodeon. Questionada pelo TV Pop sobre as negociações com a Viacom, a assessoria de imprensa do canal se limitou a dizer que a rede, de fato, está negociando com a empresa e que “logo mais deverá anunciar as mudanças na programação”. Há a expectativa de que o novo acordo possa ser oficializado ainda neste mês, para minimizar o impacto provocado pela expiração do atual vínculo contratual, em que restaram disponíveis apenas alguns episódios de The Thundermans e Henry Danger.

A emissora de Silvio Santos não esperava chegar a um denominador comum com a Viacom. Desde o final de agosto, os executivos da empresa estavam fazendo uma espécie de operação tartaruga para ganhar tempo na mesa de negociações com a multinacional. De lá pra cá, uma enorme gama de séries e desenhos animados deixaram de ser transmitidos, como Bob Esponja, que deixou de fazer parte do catálogo do SBT em 31 de agosto. Porém, a dona da Nickelodeon permanecia irredutível em retirar todas as suas produções da televisão aberta, focando seus esforços no streaming.

No entanto, os diretores da emissora conseguiram argumentar de que a manutenção dos produtos na TV aberta não prejudicaria a performance delas em vídeo on demand, e sim que serviria para aumentar o interesse do público pelos conteúdos da empresa. A reportagem apurou que a rede utilizou o exemplo do Mundo Disney, transmitido entre 2015 e 2018, para comprovar que é possível ter uma relação de benefício mútuo para as companhias. Ao que tudo indica, a justificativa colou — ao ponto da Viacom ter topado negociar os direitos de iCarly, um de seus principais produtos.

O seriado protagonizado por Miranda Cosgrove é considerada até hoje como uma das produções de maior destaque da história da Nickelodeon. Querido pelo público, o seriado ganhou até mesmo uma safra de novos episódios no início deste ano, com transmissão exclusiva do Paramount+ — e a nova trama já foi renovada até mesmo para uma segunda temporada. Internamente, executivos da Viacom acreditam que a exposição da versão original da iCarly na TV aberta poderá contribuir com os números da plataforma de streaming, que tem uma base residual de assinantes no Brasil.

###

From Ocanal:

SBT dribla assédio de Streaming, renova com série infantil e fecha com fenômeno da TV fechada

O SBT acertou na última segunda-feira (22) um novo acordo com a Viacom, empresa que controla a Nickelodeon. De acordo com o site Noticias da TV, no contrato, a emissora de Silvio Santos renova os direitos de transmissão para TV aberta da série Henry Danger e fecha a compra do fenômeno iCarly (2007-2012), o maior sucesso do canal infantil da empresa americana.

Desse modo, Henry Danger continuará como atração nos sábados à tarde e pode ser utilizado ainda na faixa do Bom Dia & Cia. Por outro lado, iCarly retornará para TV aberta depois de quatro anos. Sua última exibição aconteceu em dezembro de 2017, na Band.

O seriado protagonizado por Miranda Cosgrove também esteve na Globo entre 2009 e 2012, na qual era exibido nos fins de tarde antes de Malhação para todo o Norte e Nordeste.

O novo vínculo foi celebrado no SBT por causa do fator streaming. De acordo com a reportagem,  a Viacom gostaria de contar com as duas séries apenas para exibição em suas próprias plataformas ou vendê-las para empresas de streaming.

Depois de muitas tentativas, SBT fecha com Icarly
Em suma, o SBT já desejava a compra de iCarly há algum tempo. A série conta a história de Carly Shay (Miranda), que fica famosa após criar um programa de internet junto com seus melhores amigos, Sam Puckett (Jennette McCurdy) e Freddie Benson (Nathan Kress). Carly também tem um irmão maluco, Spencer (Jerry Trainor), que agita o seu dia a dia.

Por fim, a expectativa do SBT é colocar iCarly no ar em breve, mas ainda não tem data confirmada. O premiado programa infantil americano será uma das novidades da emissora para as férias escolares , que começam em dezembro.

###

From TV Pop:

SBT perde direitos de transmissão de The Thundermans após quatro anos

A mudança de postura Viacom nas negociações em seus novos contratos de licenciamento para a televisão aberta já tem a sua segunda vítima. Contrariando a expectativa interna, alimentada por um novo fôlego pelo progresso na aquisição de iCarly e na manutenção de Henry Danger em sua programação, o SBT perdeu todos os direitos de transmissão de The Thundermans e está proibido de transmitir todos os episódios do seriado desde a meia-noite desta quarta-feira (1º). A emissora de Silvio Santos sequer poderá manter os arquivos em seu acervo, como normalmente acontece.

O TV Pop soube que o anúncio da expiração definitiva dos direitos de transmissão de The Thundermans pegou as afiliadas de surpresa. A série era transmitida por diversas parceiras do canal em diversos horários e era o enlatado com maior potencial de público dentre o catálogo atual disponibilizado para as regionais. O comunicado oficial sobre o final do contrato só foi enviado pelo setor de Programação no final da tarde de terça-feira (30), quando realmente não existia mais chance alguma de um revés positivo nas negociações com a Viacom, mantenedora da Nickelodeon.

“Informamos que a partir de amanhã a série The Thundermans não poderá ser exibida. Por favor, deletem todos os episódios da referida série”, informou o setor, em um memorando disparado originalmente em negrito e maioritariamente redigido com letras maiúsculas — a reportagem optou por transcrever o aviso sem o uso desses elementos. Depois do recebimento do comunicado, diversas afiliadas procuraram a matriz do SBT e foram alertadas de que a única opção de produção infantil vigente, além de desenhos, são um grupo reduzido de episódios de Henry Danger.

A relação entre a Viacom e a emissora de Silvio Santos começou a ficar estremecida há três meses, quando a multinacional se recusou a renovar os direitos de transmissão de Bob Esponja e de As Tartarugas Ninjas. A primeira produção era o principal desenho do catálogo infantil do SBT e fez parte da programação da rede durante seis anos, tendo sido responsável por um ciclo vitorioso da animação no país. Com tratamento de estrela internacional, ele não raramente derrotava o Encontro com Fátima Bernardes, da Globo.

###

From RD1:

Após quatro anos, SBT perde direito de transmitir The Thundermans

O SBT perdeu o direito de exibir o seriado The Thundermans, que pertence a Viacom. Segundo informações do TV Pop, a emissora não pode mais transmitir a atração desde a meia-noite desta quarta-feira (01) e sequer pode manter os arquivos em seu acervo.

De acordo com a publicação, a novidade pegou as afiliadas do canal de Silvio Santos de surpresa. Isso porque a série era transmitida em diversas parceiras, em horários distintos.

O comunicado foi repassado no final da tarde de terça-feira (30). “Informamos que a partir de amanhã a série The Thundermans não poderá ser exibida. Por favor, deletem todos os episódios da referida série”, disse o setor.

As afiliadas chegaram a procurar a matriz do SBT para tentar solucionar o problema e conseguir “tapar” o buraco do horário, mas foram alertadas que a única opção seria utilizar desenhos ou um grupo reduzido de episódios de Henry Danger.

SBT tenta negociação
Antes da novidade, o SBT tentava uma negociação com a Viacom para trazer novidades à sua programação. Ainda de acordo com o TV Pop, a negociação envolve a compra de um pacote de séries originalmente transmitidas pela Nickelodeon, entre elas iCarly, que foi originalmente exibida entre 2007 e 2012.

O produto, que fez sucesso entre o público, chegou a ganhar uma safra de novos episódios no início deste ano, com transmissão exclusiva do Paramount+.

A emissora confirmou que existia uma conversa com a empresa e revelou que a negociação contaria com uma nova safra de produções da Nickelodeon. Existe uma grande expectativa para que o acordo seja firmado ainda neste mês, com objetivo de minimizar o impacto a respeito do atual contrato.

O SBT vinha tentando um acordo com a Viacom desde agosto, buscando ganhar tempo na mesa de negociações com a multinacional. Neste período, diversos desenhos e séries deixaram de ser exibidos no canal, entre eles Bob Esponja.

###

Chamadão com Novas Séries no SBT! A partir de Janeiro


O @SBT conseguiu adquirir a 5ª Temporada do seriado #HenryDanger e novas séries e fez um super chamadão confirmando, confira as séries adquiridas

#Marlon
#HenryDanger (Novos Episódios)
#ICarly
#BrilhanteVitória


Sem Chaves, SBT traz novas séries à programação

Emissora busca novos enlatados para fortalecer grade

Se o SBT ainda tivesse os direitos de exibição de Chaves, muitos problemas de audiência que o canal de Silvio Santos enfrenta no momento seriam solucionados. A criação de Chespirito, sem dúvidas, já estaria a postos na grade vespertina, servindo como alavanca e aliviando a crise que se instalou na emissora.

Mas, como não há Chaves, e a cartela de séries disponíveis já não estava lá tão atrativa (né, Lassie?), o SBT foi às compras e anuncia para janeiro a estreia de novos seriados de apelo infantojuvenil. A emissora colocará no ar novos episódios de Henry Danger, que figura como uma de suas maiores audiências, e anuncia as estreias de iCarly, Brilhante Vitória e Marlon.

A ideia é fortalecer a faixa de séries que o canal mantém há anos no horário do almoço, encerrando o Bom Dia & Cia de segunda a sexta, e após o Sábado Animado aos sábados. Nos últimos anos, as faixas receberam sitcoms da Nickelodeon, como The Thundermans e a própria Henry Danger, sempre com bons resultados de audiência.

Exibir séries importadas sempre foi uma das tradições do SBT, assim como desenhos animados e novelas mexicanas. Porém, desde que o canal encerrou contratos com grandes distribuidoras, este tipo de programa foi ficando mais raro na grade. Houve um tempo, por exemplo, que Chaves convivia com As Visões da Raven, Um Maluco no Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças numa faixa vitoriosa de comédias.

São tempos de vacas magras, mas as séries ainda respondem pelas maiores audiências do SBT. Sendo assim, as novas aquisições hão de trazer um “respiro” e um sopro de novidade à grande infantojuvenil da emissora. Uma novidade necessária, diga-se.

###

From TV Prime:

SBT exibirá desenho que conta com romance gay na trama

A emissora de Silvio Santos adquiriu um pacote de atrações visando atrair espectadores.

O SBT está tentando atrair novos espectadores para aumentar sua audiência no ano de 2022. O canal de Silvio Santos, que apresenta uma série de derrotas para a Record TV, sua principal corrente, busca retomar a audiência com desenhos inéditos para seu público.

Dentre os desenhos animados adquiridos por Silvio Santos para compor a sua programação está o desenho She-Ra e As Princesas do Poder. Este desenho animado ficou muito conhecido por ter ganhado uma cena que faz parte de sua quinta temporada, lançada na Netflix.

A cena se trata do beijo gay entre a protagonista She-ra e a antagonista Felina. As duas iniciam um romance lésbico na trama. A nova versão de She-ra é um revival do desenho original exibido entre a década de 80 e 90. A série não agradou os grupos conservadores já em suas primeiras temporadas, já que a representatividade LGBTQIA+ é pauta da história.

Além deste desenho animado, foram confirmadas estreias de Iron Man, Jovens Titãs, além da nova temporada de Henry Danger.

O grande sucesso Três Espiãs Demais também fará parte do catálogo de atrações do SBT. O desenho estava fora de televisão desde que a Globo deixou de exibi-lo em 2013, as informações são do portal Na Telinha.

Além dos já citados, o SBT também adquiriu os direitos de exibição de iCarly e Brilhante Victória, séries de grande sucesso da Nickelodeon que já foram exibidas pela Globo e pela Bandeirantes. A série Marlon também será transmitida pelo SBT. É esperado que o canal arranje um espaço na grade para que as exibições aconteçam de segunda a sábado.

###

Chamadão com novos desenhos e séries na programação do SBT nas férias!



Originally published: August 30, 2021.

Follow NickALive! on Twitter, RedditInstagramFacebookGoogle NewsTumblrvia RSS and more for the latest Nickelodeon Brasil News and Highlights!

No comments:

Post a Comment

Have your say by leaving a comment below! NickALive! welcomes friendly and respectful comments. Please familiarize with the blog's Comment Policy before commenting. All new comments are moderated and won't appear straight away.